ESPECIALIDADES | Detalhes da especialidade

Gastrenterologia » Gastrenterologia
Gastrenterologia provém do grego gastro (estômago) + entero (intestino) e é uma especialidade médica (não-cirúrgica) que envolve o estudo, diagnóstico e tratamento das Doenças do Aparelho Digestivo, que compreende o tubo digestivo propriamente dito - esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso (ou cólon) e recto, o fígado e vias biliares e o pâncreas.

Informação:
O Gastrenterologista é o especialista em Gastrenterologia e reparte a sua actividade pelas consultas, pedidos de análises e outros exames complementares de diagnóstico (ecografias, TAC's, etc) e realiza endoscopia digestiva (alta ou baixa) que permite para além da sua vertente diagnóstica, a realização de terapêutica (ex: tratamento de úlceras, remoção de pólipos do intestino), realização de biópsias e vigilância de certas doenças.

As doenças mais frequentes em Gastrenterologia relacionam-se com as úlceras de estômago ou duodeno, a azia e o refluxo, as diarreias ou obstipação (“prisão de ventre"), as dores abdominais relacionadas com flatulência ("gases”), pedras na vesícula, inflamações do pâncreas, doenças do fígado, doenças proctológicas (hemorróidas e fissura anal), etc.

O Gastrenterologista tem ainda como função realizar endoscopias digestivas altas ou baixas de rastreio/vigilância em doentes com mais de 50 anos de idade (colonoscopia), ou que tenham factores de risco para cancro digestivo, nomeadamente se têm familiares com história de cancro.

Certas doenças do foro da Gastrenterologia requerem tratamento cirúrgico e esta intervenção é realizada pelo Médico Cirurgião.


   Médicos da Especialidade
masculino.jpg » Dr. Rui Ramos
Gastrenterologia
+ Ver detalhes

 


 
SERVIÇOS

+
Clínica geral
+ Medicina desportiva
+ Psicologia Clínica
+ Serviços de Enfermagem
+ Medicina no trabalho
+ Segurança no trabalho
+ Higiene e Segurança Alimentar
+ Controlo de Pragas

Obrigado pela sua preferência!!!
 
EGICLINICA - Serviços Médicos e Enfermagem, Lda
Clinica 1:
Av. Monsenhor Mendes do Carmo, 41
Castelos Velhos | 6300-586 Guarda
Tel. 271 095 000 (Chamada rede fixa nacional) | Tlm. 966 474 984 (Chamada rede móvel nacional)

Clinica 2:

Rua Calouste Gulbenkian, B3
6300-670 Guarda
Tel. 271 211 416 (Chamada rede fixa nacional) | Tlm. 967 100 900 (Chamada rede móvel nacional)
http://www.egiclinica.pt/
geral@egiclinica.pt
+351 271211416
https://www.facebook.com/

Egiclinica - Serviços Médicos e Enfermagem, Lda  || 2015